Infecção Urinária - Doutor Adalberto Urologista

Infecção
Urinária

O QUE É INFECÇÃO URINÁRIA?

A Infecção urinária é caracterizada por bactérias ou algum tipo de patógeno dentro da urina, a urina é um liquido exterior, ou seja, ela não pode ter nenhum micro-organismo dentro dele. A infecção urinaria é um sério problema de saúde pública porque ela atinge todas as idades desde crianças até idosos tanto homens quanto mulheres sem distinção podendo inclusive provocar em mulheres gravidas, problemas não só durante a gravides como também malformação do feto e trabalho de parto prematuro.
Os agentes causadores da infecção urinaria
Os principais são, bactérias provenientes principalmente da flora do reto ou seja elas sai do reto e entra pelo canal da urina principalmente em mulheres que já que o canal da urina é bem mais curto do que dos homens. Se apresenta de vários sintomas desde leves como aumento da frequência urinaria, ardência no canal, sensação de não esvaziar a bexiga até sintomas mais graves, podendo associar a ter associação com a febre que é no estágio geral e muitos casos podendo chegar até mesmo o paciente ser necessário internado na UTI por isso o diagnostico tem que ser precoce e correto evitando o uso indiscriminado de antibióticos já que isso faz um aumento da resistência bacteriana.
E como podemos prevenir essas infecções urinarias?
Através do aumento da ingesta de líquidos e consequentemente ir mais frequentemente ao banheiro, ou seja, não segurar a urina, evitar duchas e banho de banheiras, ou seja, de imersão. Urinar sempre após a relação sexual e a limpeza correta da genitália principalmente nas mulheres, ou seja, de frente para trás.