Andropausa - DAEM - Doutor Adalberto Urologista

Andropausa

O QUE É DAEM OU ANDROPAUSA?

No envelhecimento os homens apresentam a queda de em média 1% ou 2% na produção da testosterona durante a fase adulta a partir dos 50 anos aproximadamente 15% a 25% dos homens apresentarão a doença e aos 60 anos em torno dos 50% dos homens apresentarão os mesmos sintomas.
Quais são os sintomas mais observados; queda da libido, disfunção erétil ou impotência sexual, perda de pelos, alteração do colesterol e glicerídeos, dificuldade de concentração, fadiga, perda de energia, sensações de ondas de calor, irritabilidade ao conjunto dos sinais e sintomas decorrente da diminuição dos hormônios masculinos deles o principal a testosterona além da comprovação laboratorial com a diminuição da testosterona pelos métodos de laboratório damos o nome de DAEM (distúrbio androgênico do envelhecimento masculino) antigamente conhecido como Andropausa.
Porem outras condições ou doenças podem ser confundidas como uso de medicamentos, depressão, hipotireoidismo, diabetes e devemos fazer avaliação especializada com profissional para dá diagnostico diferencial.
O quadro clinico está diretamente relacionado as alterações laboratoriais, muitos trabalhos já mostram que a terapia de reposição para testosterona em homens mesmo que não tenham mais vida sexual quando comparados com aqueles que não fazem a reposição os que tiveram o tratamento de reposição da testosterona tiveram um índice de mortalidade menor no tempo da pesquisa. A reposição da testosterona é feita através de injeções intramusculares como testosteronas de ação de curta duração duas a três semanas, de longa duração de três meses além de testosterona de uso tópico normalmente utilizado gel porem como toda terapia de efeito hormonal ela pode ter seus efeitos colaterais é importante que ela seja monitorizada pelo médico urologista com exames periódicos.